domingo, 17 de janeiro de 2010

O livro 2 - Neale Donalde Walsch

".... Caramba gostas mesmo de ti, não gostas?
    
      Tu não?

Sim, sim! Eu acho que Tu és formidável!

     Concordo.E eu acho que tu és formidável! Esse é o único ponto em que Tu e Eu discordamos. Tu não achas que és formidável!

Como posso considerar-me formidável quando vejo todas as minhas fraquezas, todos os meus erros - todo o meu mal?

     E eu digo-te não existe o Mal!

Quem me dera que fosse verdade.

     Tu és perfeito, tal como és.

Quem me dera que isso fosse verdade, também.

     É verdade! Uma árvore não é menos perfeita por ser uma semente. Um bébé pequenino não é menos perfeito que um adulto. É a própria perfeição. Por não poder fazer nada, por não saber fazer nada, não se torna menos perfeito em qualquer aspecto.
 uma criança comete erros. põe-se em pé, um pouco vacilante, agarrada à perna da mãe. Isso torna a criança imperfeita?
Digo-te que é precisamente o contrário! Essa criança é a própria perfeição, inteira e completamente adorável.
Assim és tu também.

Mas a criança não fez nada de errado! A criança não desobedeceu não fez mal a si própria conscientemente.

      A criança não destingue o certo do errado!

Precisamente.

     Nem tu.

Mas eu distingo. Eu sei que é errado matar pessoas, e que está certo amá-las. Sei que é errado ferir e certo curar.

     Eu podia mostrar-te circunstâncias em que cada um desses "erros" estaria certo.

Agora estás a brincar comigo.

     De todo. Apenas a ser factual

Se estás a dizer que há excepções a todas as regras, estou de acordo.

    Se há excepções a uma regra, então não é uma regra...."

".....Vou agora dizer uma coisa que disse no Livro 1, e sei que para alguns foi muito, muito dificíl de alcançar, de compreender.

      Hitler foi para o céu.

Não tenho a certeza de que as pessoas estejam preparadas para iso.

     O objectivo deste livro, e de todos os livros desta trilogia que estamos a criar, é criar preparação - preparação para um novo paradigma, um novo entendimento; uma visão mais ampla, uma ideia mais grandiosa.

Bem, vou ter de fazer aqui as perguntas que sei que tantas pessoas pensam e querem fazer. Como é que um homem como Hitler pode ter ido para o Céu? Todas as religiões do mundo... julgo que todas, o consideraram condenado e mandado directamente para o Inferno.

       Em primeiro lugar, não poderia ter ido para o inferno porque o inferno não existe. Portanto resta apenas um lugar para onde ele poderia ter ido mas isso assume a questão como provada. A verdadeira questão é se as acções do Hitler eram "erradas". Contudo tenho dito aqui que não existe "certo" nem "errado" no Universo. Uma coisa não é intrinsecamente certa ou errada. Uma coisa é, simplesmente.
    Ora, a tua ideia de que Hitler era um monstro baseia-se no facto de ele ter ordenado a morte de molhões de pessoas, certo?

Sim, obviamente.

E se eu te disser que aquilo a que chamas "morte" é a melhor coisa que pode aconter a qualquer pessoa - e então?

Teria dificuldade em aceitar......"

Passagem do livro 2 de Conversas com Deus




    

1 comentário:

Carla disse...

Caramba... Essas palavras são tão profundas que me deixam arrepiada! Realmente, não é fácil compreender porque é que a "morte" é a melhor coisa que pode acontecer. Talvez, porque não exista a "morte"... Suponho que terei de ler o livro para saber :)